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Filme Brasileiro 'Ainda Estou Aqui' Perde BAFTA para a Produção Francesa 'Emília Pérez'

Filme Brasileiro 'Ainda Estou Aqui' Perde BAFTA para a Produção Francesa 'Emília Pérez' fev, 17 2025

Derrota no BAFTA para 'Ainda Estou Aqui'

O filme brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido pelo renomado cineasta Walter Salles, enfrentou uma dura derrota na cerimônia do BAFTA ao perder o prêmio de Melhor Filme em Língua Não Inglesa para a produção francesa Emília Pérez. A vitória foi anunciada em 16 de fevereiro de 2025, consolidando o filme de Jacques Audiard como um dos favoritos ao Oscar daquele ano. Apesar das controvérsias envolvendo a atriz principal Karla Sofía Gascón, Emília Pérez destacou-se na premiação britânica.

Impacto e Expectativas para o Oscar

Essa derrota no BAFTA é um golpe significativo para Ainda Estou Aqui, que já havia ficado de fora dos principais prêmios no Globo de Ouro e no Critics’ Choice Awards. Entre os fatores apontados estão a ausência do filme nos cinemas britânicos e um suposto viés europeu na votação do BAFTA. No entanto, especialistas ponderam que o passado já mostrou que o BAFTA nem sempre é um indicador preciso para as vitórias no Oscar.

Um exemplo notável foi em 2023, quando All Quiet on the Western Front levou o BAFTA, mas Everything Everywhere All at Once consagrou-se no Oscar. Em 2024, por outro lado, houve mais coincidências nas premiações de ambas as cerimônias.

Além do prêmio de Melhor Filme em Língua Não Inglesa, Emília Pérez também levou para casa o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante, graças à brilhante atuação de Zoë Saldaña. Isso só reforça as chances do filme nos Oscars, que acontecerão em 2 de março de 2025. O suspense aumenta à medida que o evento se aproxima, com espectadores e críticos ansiosos para saber se Ainda Estou Aqui conseguirá superar as adversidades e surpreender na cerimônia mais prestigiada do cinema.

6 Comentários

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    Joseph Antonios

    fevereiro 18, 2025 AT 20:07
    O filme brasileiro merecia mais respeito. Não adianta ficar chorando porque perdeu pra um filme que tem polêmica na trama e na vida real. O cinema nacional tem qualidade, mas precisa de mais apoio real.
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    Alisson Karlinski

    fevereiro 19, 2025 AT 04:59
    A gente vive num mundo onde o que é estrangeiro sempre parece mais nobre mesmo que seja um lixo com efeitos especiais e uma atriz que não sabe atuar só porque finge ser trans e ganha prêmio por isso o cinema tá morrendo de falsidade e o Brasil tá perdendo a alma
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    Brunna Lima

    fevereiro 20, 2025 AT 14:47
    Se o BAFTA votou em Emília Pérez é porque tá cheio de europeus que nunca viram um filme brasileiro decente na vida. Ainda Estou Aqui tem profundidade, emoção e verdade. Eles nem sabem o que é realismo. O Oscar vai mostrar a verdade.
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    Gisele Pinheiro

    fevereiro 20, 2025 AT 16:06
    Não desanime. O BAFTA não define o valor de um filme. Muita gente boa já perdeu prêmio e depois levou o Oscar. Ainda Estou Aqui tá no coração de quem entende cinema. Fica tranquilo, o público vai lembrar.
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    Paulo Santos

    fevereiro 20, 2025 AT 18:47
    O BAFTA é uma piada colonial. Votaram em Emília Pérez porque é francês com um toque de diversidade que agrada a elite de Londres. Ainda Estou Aqui foi feito com sangue, suor e alma brasileira. O Oscar vai corrigir esse erro histórico
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    Joseph Lacao-Lacao

    fevereiro 21, 2025 AT 10:52
    A hegemonia cultural ocidental continua a operar sob a lógica de que a autenticidade só é legítima quando mediada por uma estética europeia. Emília Pérez, embora tecnicamente competente, funciona como um artefato de consumo identitário. Ainda Estou Aqui, por outro lado, desafia a narrativa hegemônica com uma poética do silêncio e da ausência que não se vende em feiras internacionais. O Oscar ainda pode ser o espaço onde a verdade cinematográfica ressurja.

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